Por Que Fugimos de PLANEJAR?

Por Que Fugimos de PLANEJAR?

Somos todos sabedores que se eu preciso ir para um lugar, eu preciso planejar como farei o caminho. Temos o planejamento a todo momento presente em nossas vidas, desde o momento que acordamos até quando vamos dormir. 

O planejamento nos fornece quais passos a serem dados para se chegar ao objetivo final. Sem o planejamento ficamos feito “baratas sonsas” se debatendo sem encontrar um rumo. 

Mas a pergunta que fica é: por que quando se trata de negócios o brasileiro foge de planejamento? Por que se trabalha tanto no improviso e na marreta? Podemos citar várias desculpas para não planejar, mas o eu acho que o principal é a falta de consciência da real necessidade do planejamento. Falta de ter consciência de que antes de qualquer coisa sentar e planejar é fundamental, colocar uma rota a ser seguida, fazer um planejamento estratégico, conhecer o seu nicho, conhecer seu concorrente, etc. Isto fará toda a diferença no sucesso do negócio. 

Outro ponto muito importante é se ter a consciência que todo planejamento deve ser flexível, pois quando vamos colocar em ação o que planejamos vai haver intempéries, coisas que não se tinha ideia que poderia acontecer, situações inusitadas, imprevistos e mudança de rotas; é normal os ajustes num planejamento.  

3 perguntas básicas para iniciar um planejamento:

1. O que quero realmente fazer?

2. Porque quero fazer isto?

3. E como vou fazer? 

Não é possível prever o futuro, mas é comprovado que quando há um planejamento há maior probabilidade de êxito. Então pare um pouco e planeje. Se tiver dificuldades busque um profissional qualificado para lhe ajudar.  

Leia também

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


1
Olá, eu sou o Bruno
Eu tenho Excelentes Oportunidades para Profissionais Liberais e Empresários. Vamos falar AGORA!
Powered by