Como o TDAH pode interferir nas suas FINANÇAS

Como o TDAH pode interferir nas suas FINANÇAS

Cabe antes de mais nada clarear o que é TDAH, trata-se de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o qual atinge também os adultos, principalmente aqueles não tratados na infância. É um transtorno de personalidade, não há cura, mas sim tratamentos que aliviam e minimizam muito, proporcionando total qualidade de vida para os acometidos. Os principais sintomas são: impulsividade, desatenção e hiperatividade, a chamada tríade que caracteriza o TDAH.

 As finanças pessoais, por tratar-se do dinheiro e do patrimônio do indivíduo, requerem disciplina, organização, planejamento, autocontrole e visão de médio e longo prazo, sem falar que impulsividade também não é bem-vinda.

Sendo assim, não precisamos de muito para entender que uma pessoa com TDAH não consegue facilmente a habilidade de lidar com suas finanças, pois o simples fato de parar para fazer um planejamento é muito penoso para quem possui este transtorno.

O TDAH possui de forma sobreposta, o senso do prazer sem vem acima do senso do dever, pois a impulsividade leva o mesmo a ser ávido por prazer, sempre procrastinando o dever.

Então, há muitas chances do TDAH sempre estar endividado, desequilibrado com suas finanças, perder prazos ou esquecer dos pagamentos gerando juros, não ter controle do cartão de crédito, estar com o nome “sujo”, gastar mais que ganha, etc.

Dicas para o TDAH lidar com suas finanças:

  • Reconhecer que possui este gap no quesito finanças

  • Criar controles externos, tirar da mente, como planilhas ou sistemas financeiros

  • Evitar ter cartão de crédito ou outras formas de crédito fácil

  • Montar um script das finanças do mês, e visitar toda semana para checagem

E na dificuldade buscar ajuda de um profissional habilitado, pois ao cumprir a primeira dica verá que tem necessidade de vencer este gap ou delegar o cuidado das suas finanças para outro mais habilitado.

Leia também

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


1
Olá, eu sou o Bruno
Eu tenho Excelentes Oportunidades para Profissionais Liberais e Empresários. Vamos falar AGORA!
Powered by