E-social e o Impacto nas Empresas

E-social e o Impacto nas Empresas

O E-social é uma plataforma criada pelo governo brasileiro em conjunto com a Receita Federal, para coletar dados trabalhistas, previdenciário, medicina do trabalho e tributário. O objetivo central é concentrar os dados referente folha de pagamento, obrigações acessórias trabalhistas e tributárias. Estes dados já são coletados, porém através de várias outras plataformas e/ou declarações.

É importante salientar que haverá prazos (bem curtos) para o envio destes dados, e que todos os dados serão enviados via assinatura digital, ou seja, haverá necessidade que toda empresa tenha certificado digital.

O prazo para início deste processo de envio dos dados dos empregados das empresas optantes pelo regime tributário Simples Nacional está programado para 01/07/2019.

Abaixo descrevemos alguns impactos importantes na implantação desta plataforma:

1. Os dados das admissões dos empregados deverão ser comunicados no dia de início de trabalho do empregado. Portanto, não poderá ser realizado contratação fora do prazo, ou seja, o comportamento de pedir ao empregado iniciar antes e depois registrar não será possível.

2. Os dados referentes a medicina do trabalho serão informados todo o mês, com isto os exames admissionais, periódicos e demissionais deverão ser levados muito a sério, não dará mais para negligencia-los.

3. Férias e licenças (maternidade, saúde, etc) terão em média 7 dias após o seu início para efetiva comunicação.

Deverá mudar muito o comportamento dos empresários e seus auxiliares de RH ao que tange a relação com o empregado. Não será mais possível contratações retroativas, comunicações de férias fora do prazo e negligencia no processo de medicina e segurança do trabalho.

Qualquer dúvida entre contato com a Célere Contadores.

Leia também

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


1
Olá, eu sou o Bruno
Eu tenho Excelentes Oportunidades para Profissionais Liberais e Empresários. Vamos falar AGORA!
Powered by