A difícil arte de poupar

A difícil arte de poupar

Como poupar? Esta é uma pergunta que todos nós em algum momento da vida nos fazemos. E muitas vezes é bem difícil para responder, pois ou não temos dinheiro sobrando no final do mês, ou temos dúvidas sobre onde investir, ou, achamos que temos tão pouco o dinheiro que não vale a pena poupar ou investir.

Entretanto, posso afirmar que para todos estes pensamentos contrários a poupar existe um antidoto. Abaixo descrevo alguns:

1. Tenha clareza para onde está indo o seu dinheiro e busque destinar qualquer percentual para iniciar sua poupança; existem diversos aplicativos disponíveis para lhe auxiliar nesta empreitada.

2. Tenha um objetivo/meta para poupar, por exemplo: reserva financeira, troca do carro, viagens, estudos, etc.

3. O objetivo primeiro e essencial para poupar deve ser a reserva financeira ou o chamado popularmente “colchão financeiro”, o qual irá lhe salvar no caso da perda de emprego, doença, ou seja, imprevistos. O valor deve ser no mínimo o total dos seus gastos fixos de 6 meses.

4. Nunca deixe seu dinheiro na poupança, para o “colchão financeiro” você pode colocar em investimentos de resgate rápido, por exemplo CDB ou Tesouro Direto.

5. Converse com seu gerente bancário, para ver as taxas cobradas pelo banco, mas não confie 100% (pois ele é um representante do banco), busque alternativas; existem várias empresas assessorando investidores, e com taxas bem convidativas.

Não hesite em procurar um profissional de finanças para lhe ajudar, caso encontre muitas dificuldades.

 

Leia também

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


1
Olá, eu sou o Bruno
Eu tenho Excelentes Oportunidades para Profissionais Liberais e Empresários. Vamos falar AGORA!
Powered by