Aposentadoria! Devo me Preocupar?

Aposentadoria! Devo me Preocupar?

Observamos que muitos jovens tem este questionamento em suas mentes, e até os não tão jovens assim. Este questionamento se fundamenta principalmente no colapso que estamos assistindo do INSS. No entanto, uma aposentadoria necessita de planejamento, e quanto antes iniciar este planejamento, melhor se torna, devido a três fatores cruciais:

1) Existe um tempo mínimo para cumprir a carência do INSS referente a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade;

2) Abre-se a possibilidade de escolha mais acertada em qual tipo de aposentadoria deve-se aplicar (INSS, PGBL, VGBL, etc) e com isto aumento no valor da aposentadoria e pagamento menor de impostos;

3) Possibilidade de se aposentar mais cedo e aproveitar melhor e com mais qualidade o seu tempo.

Cabe lembrar também que a população está vivendo mais e com isto haverá um colapso gradual no sistema de previdência no Brasil. Então, contar tão somente com o INSS, parece ser uma atitude pouco coerente.

No que tange a aposentadoria junto ao INSS, a mais utilizada pela população brasileira, existem hoje 3 possibilidades de obter a aposentadoria:

1) Aposentadoria por idade, onde se pede no mínimo 65 anos para homens e 60 anos para as mulheres, cujo tempo de contribuição é de 15 anos;

2) Aposentadoria por tempo de contribuição, não há idade mínima para se aposentar, porém o tempo de contribuição deve fechar em 35 anos para homens e 30 para mulheres;

3) Aposentadoria com base no fator 85/95, onde a soma da idade + tempo de contribuição deve fechar em 85 para mulheres e 95 para homens.

É fundamental ir ao INSS, levantar a real situação em que se encontra, se for o caso sentar e analisar com um profissional de confiança e mapear os passos necessários para uma aposentadoria adequada.

Então, preocupe-se sim com este tema, e agora! Independentemente da idade, não procrastine ou deixe nas mãos das empresas ou de outros o planejamento do precioso tempo da sua aposentadoria.

 

Leia também

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


1
Olá, eu sou o Bruno
Eu tenho Excelentes Oportunidades para Profissionais Liberais e Empresários. Vamos falar AGORA!
Powered by