Qual a diferença de psicoterapia e coaching?

Qual a diferença de psicoterapia e coaching?

Com a polêmica toda criada na mídia sobre coaching, depois que a novela “O Outro Lado do Paraíso” abordou sobre a profissão, mais precisamente se a queixa da personagem deveria ser tratada por um psicólogo ou um coach, achei oportuno traçar humildes comentários sobre, na busca de clarear sobre as diferenças entre ambas.

O processo de coaching auxilia e suporta o indivíduo para despertar o seu potencial máximo rapidamente, gerando resultados mais satisfatórios em sua vida pessoal e profissional. Uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que sabem que o sucesso pessoal não é um ponto de chegada, mas sim um caminho. Um caminho que necessita de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual.

O coaching é uma excelente alternativa para pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades individuais, aumento de performance ou transformação pessoal; bem como clareamento de metas, projetos ou objetivos claros, mensuráveis e possíveis, para com isto maximizar as suas potencialidades.

Hoje o processo de coaching é caracterizado por encontros (semanais, quinzenais ou mensais) entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) e têm duração variável em média de 1 hora até 2 horas. Nesta relação com o cliente, o coach estimula o coachee através de ferramentas cientificamente validadas, a identificar seus valores essenciais e a expressá-los, desenvolvendo uma postura de integridade pessoal; desafiando-o a “sonhar acordado”, a criar para si mesmo uma visão de futuro que o entusiasme e que o mesmo utilize ao máximo a sua energia criadora para estabelecer metas a serem cumpridas. É dado total ênfase às ações preestabelecidas nos encontros.

É muito importante também clarear que o coaching pode ser realizado em qualquer área da vida, não somente profissional. Em qualquer aspecto que possa ser traçado uma meta, o coaching é apropriado. Os nichos mais comuns são: profissional, relacionamento, negócios, financeiro, espiritual, etc.

Já a psicoterapia tem como mote principal o tratamento de traumas, neuroses e transtornos, os quais estão causando sofrimento no presente. Portanto, aí está a principal diferente, a psicoterapia foca no passado e o coaching no futuro.  

Na condição de psicólogo e coach, penso que no caso da personagem da novela, a mesma estaria melhor assistida por um profissional da psicologia, o qual possui muito mais preparo para tratar do respectivo trauma e também das consequências possíveis após a mexida na ferida. Mas também não podemos deixar de levar em consideração que é uma obra de ficção, a qual tem pouca responsabilidade com a realidade.

Nós aqui na Célere Contadores nos dedicamos a fazer Coaching de Negócios e o Coaching Financeiro, caso queira conhecer melhor este processo, marque um horário para o apresentarmos. O primeiro encontro é para nos conhecermos, não há cobrança.

 

Leia também

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


1
Olá, eu sou o Bruno
Eu tenho Excelentes Oportunidades para Profissionais Liberais e Empresários. Vamos falar AGORA!
Powered by