Dedique um Tempo para suas Finanças

Dedique um Tempo para suas Finanças

Uma das frases que mais escuto nas assessorias financeiras que faço é: “eu não tenho tempo para fazer controle das finanças”; e eu digo: “organize-se e ache um tempinho! É fundamental! ”.

O controle financeiro é o primeiro passo para arrumar a casa, é o início de tudo, sejam finanças pessoais ou empresariais. Sem este tempo não adianta ter em mente as melhores dicas financeiras, ter a melhor assessoria, saber quais investimentos são mais lucrativos, etc. Nada vai de fato funcionar!

Não precisa dedicar muito tempo, meia hora na semana já faz um efeito grandioso. Este tempo pode ser bem direcionado e otimizado se todas as finanças (receitas e despesas) estiverem bem claras num caderno, numa planilha ou num aplicativo (existem inúmeros deles, para todos os gostos e gratuitos).

É importante saber do motivo desta necessidade. Quando todos os números estão em sua mente tão somente, seu cérebro tem uma tendência a te enganar, criando subterfúgios para o prazer, ou seja, o cérebro tem uma tendência a supervalorizar as receitas e minimizar as despesas, fazendo com que você decida pela compra. Há uma predileção pelo prazer momentâneo do agora em detrimento do desprazer futuro. Imagine você num shopping center e querendo comprar aquele produto dos sonhos, seu cérebro vai achar todos os argumentos possíveis para você comprar. E ele é poderoso, não o subestime.

Então, para lidar com seu cérebro você precisa traze-lo para o real e concreto, e isto se faz tendo um controle, bem feito, para mostrar a realidade nua e crua, sem subterfúgios. Com isto a decisão em comprar pode enfraquecer. Não impedirá, mas dificultará.

Outro ponto que reforça a realização do controle financeiro é que ao sentar e monta-lo, você terá que refletir mais e melhor sobre os números, podendo assim incluir gastos que havia esquecido ou tirar receitas que não são mais válidas.

Portanto, pare de desculpas e comece já a controlar suas finanças. Isto lhe trará organização, tranquilidade, visão de futuro (aposentadoria) e impedirá gastos com coisas supérfluas.

Seu dinheiro é algo sagrado e difícil de ganhar, não o deixe escoar pelo ralo de forma tão frouxa e fácil. Crie disciplina nesta área. Uma assessoria financeira irá lhe ajudar muito, caso tenha dificuldades.

Leia também

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


1
Olá, eu sou o Bruno
Eu tenho Excelentes Oportunidades para Profissionais Liberais e Empresários. Vamos falar AGORA!
Powered by