Profissionalismo mata?

Profissionalismo mata?

Do sujeito que vende cachorro quente na rua a R$ 2,00 ao flanelinha do estacionamento, do camarada que empurra o carrinho da costela de boi na churrascaria à caixa do supermercado, vivemos todos em um mundo de profissionais.

Quando falo em profissionais me refiro a pessoas que, como você e eu, vivem da remuneração que recebem em troca daquilo que fazem. Por incrível que possa parecer, há muita gente que acha que a função de cuidar de suas próprias finanças não pode ser vista como uma tarefa profissional e séria.

Sempre estabelecemos limites com o nosso próprio cuidado em relação ao nosso dinheiro, infelizmente o dinheiro não aceita desaforos, como já dizia nossos avós. Quando você estabelece um limite e terceiriza o seu cuidado pessoal com os seus bens, acaba com algum problema futuro. Não estou dizendo que você não deve confiar em bancos ou instituições financeiras, claro que não! Digo que você deve ser mais profissional em relação ao seu dinheiro e gastos.

Já parou para pensar quanto de juros o seu banco cobra por mês? Já foi conferir todas as taxas que são cobradas? Já sentou com o seu gerente para entender como funciona a administração da sua conta? Já tentou investir ou comprar um imóvel, mas achou melhor desistir da ideia por parecer complicado de mais? São perguntas simples, mas que mostra que não somos “profissionais” quando tratamos de assuntos relacionados ao nosso próprio patrimônio pessoal.

Na minha opinião “profissionalismo” na visão e gestão da sua vida financeira é simplesmente baseado em quatro:

Respeito
Respeito é essencial, e quando digo respeito trato do respeito que você tem com você mesmo, dos limites que precisa colocar para alcançar os seus objetivos, respeitar esses limites é essencial;
Capacidade
Capacidade você precisa ter sempre para entender o processo que se passa e dar um passo para frente, todos precisamos ser ou nos capacitar para tudo nessa vida, seja para vender cachorro quente na rua ou para gerenciar uma grande empresa;

Igualdade
Igualdade é o sentimento que devemos ter quando tratamos com o nosso dinheiro e terceiros, muitas vezes ficamos com vergonha de abrir ou procurar ajuda para conseguir sair de um deserto financeiro, ver os outros como igual ou se colocar no lugar do próximo sempre ajuda;

Visão
Visão é quando estabelecemos metas, objetivos e traçamos o caminho, o caminho pode ser complicado e sofrido, mas é um caminho com visão. Caminho sem visão é tempo perdido.

E respondendo a pergunta-título deste texto, não, o profissionalismo não mata! Ele ajuda você a caminhar e a trilhar grandes sonhos.

Por Roberta Omeltech (Coach)
Fonte: Dicas Profissionais

Leia também

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


1
Olá, eu sou o Bruno
Eu tenho Excelentes Oportunidades para Profissionais Liberais e Empresários. Vamos falar AGORA!
Powered by