Cuidados financeiros essenciais para o seu negócio

Cuidados financeiros essenciais para o seu negócio

Na palestra ministrada no CRP PR, pelo Contador e Coach Cleverson Gonçalves sócio fundador da Célere Contadores, foram enfatizados alguns passos essenciais que os profissionais liberais e empresários devem ter ao controlar suas finanças, a saber:

1) Plano de negócios
O desenvolver do plano de negócios é fundamental para se enxergar o lugar para onde quer ir e quais recursos irá desembolsar. É como uma bússola. Ajuda a maximizar resultados e minimizar custos.

2) Regularizar-se perante aos órgãos competentes
Buscar estar com as licenças certas e pagando os impostos correspondentes ajudará e muito no captar eventuais recursos, evitar aborrecimentos com fiscalizações, dar credibilidade ao seu negócio, etc. Busque a orientação de um contador da sua confiança.

3) Controles
Cercar-se de controles eficientes e descomplicados é fundamental. Converse com o seu contador e busque a melhor ferramenta para o seu perfil.

4) Tempo
Não adianta dizer que não tem tempo para finanças, pois algum tempo para se dedicar a este assunto é crucial. Ouço muitos clientes dizendo que falta tempo, mas ao menos meia hora por semana fará total diferença.

5) Gastar menos do que ganha
Esta simples equação é muito difícil de ser cumprida pelos empresários brasileiros, mas é o pulo do gato nos negócios. Fazer certinho os dois passos anteriores a este ajudará muito para se ter clareza dos gastos e ganhos e com isto tomar as decisões acertadas.

6) Separar os gastos pessoais da empresa
Já bastante batida esta dica, mas muitos ainda erram neste quesito. É importante que se tenha real clareza se a empresa é lucrativa ou não, e isto somente é possível separando gastos da empresa dos pessoais.

7) A Receita Federal está de olho em você
Hoje a Receita Federal tem inúmeras fontes para ver se o contribuinte esta sonegando impostos. Alguns deles: informes de bancos, cartão de crédito, imobiliária, cartórios, plano de saúde, fontes pagadoras, notas fiscais eletrônicas, DETRANs, etc. Portanto, todo cuidado é pouco!!!

8) Aposentadoria
Reservar um montante para o futuro é ter visão, primeiro você deve se pagar e poupar no mínimo 10% das suas rendas.

Resumidamente foram estes os tópicos trazidos à tona no referido encontro. O quais esperamos sejam de utilidade para nossos leitores e clientes.

Leia também

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


1
Olá, eu sou o Bruno
Eu tenho Excelentes Oportunidades para Profissionais Liberais e Empresários. Vamos falar AGORA!
Powered by